Dia 28 de Abril – Dia nacional da Caatinga

Neste dia 28 de Abril comemora-se o Dia Nacional da Caatinga.

O Dia Nacional da Caatinga foi registrado a fim de comemorar a existência do bioma, entender a sua importância e conscientizar as pessoas sobre a sua preservação.

O único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa o equivalente a 11% do território nacional, concentrado na região nordeste do país, e isso já é um grande motivo para preservarmos. Ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também a parte do norte de Minas Gerais.

O clima é semi-árido nas regiões que a Caatinga predomina. Suas características são a baixa umidade e o pouco volume de chuvas com períodos longos de estiagem. E é por isso que esse bioma é formado apenas por espécies vegetais, que conseguem sobreviver nessas condições.

Metade da bacia do rio São Francisco está situada na Caatinga, principalmente o Sub-médio São Francisco. O Velho Chico atravessa terrenos quentes e secos pelo seu caminho até o mar e, por isso, é fundamental para a vida desse bioma que sofre com o desmatado acelerado.

Aproveite o dia para se conscientizar da importância desse bioma. A sua conservação é importante para a manutenção do equilíbrio ecológico e, por ser o bioma menos protegido nesse quesito, ele é, consequentemente, o mais ameaçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *