Orós realiza etapa municipal das conferência das Cidades

O município de Orós realizou no dia 31 de Março a 3ª Conferência Municipal das Cidades que discutiu políticas públicas para o desenvolvimento Urbano. A Conferência é uma etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional das Cidades, antecipando o debate proposto para o ano de 2016, que discute a concentração urbana nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, o que trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual e comprometendo a sustentabilidade no futuro.

Soluções para esses problemas serão discutidas na sexta edição da Conferência Nacional das Cidades neste ano. Em 2016 o município de Orós foi um dos primeiros do Ceará a realizar a Conferência que se constitui como um espaço de diálogo entre o Governo e a Sociedade em busca de soluções para os problemas enfrentados pela população.

Para essa edição da Conferência, foi escolhido o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo. O lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” proclama o caráter igualitário e equânime qualificando o significado do tema. Pois é fundamental suscitar a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade ainda pouco assimilado pela sociedade.

A conferência municipal também escolheu delegados para representarem o município na conferencia estadual. Após a conferência estadual acontecerá também a conferencia nacional. A idéia é através das discussões  nos âmbitos municipal, estadual e nacional pavimentar a travessia da cidade que temos para a cidade que queremos.

A 3ª Conferência Municipal das Cidades contou com a participação do Dr Cleriston, economista e coordenador de desenvolvimento econômico do município de Iguatú que fez uma explanação sobre a economia na região e como Orós se insere na economia regional.