Cidadão do Futuro inicia cadastramento de famílias

Foi lançado no dia 27 de Novembro o cadastramento das famílias para o Programa Cidadão do Futuro. O Programa irá beneficiar as famílias carentes do município de Orós e irá atuar na atenção básica as famílias carentes do município, promovendo ações de combate a pobreza e a exclusão social. O programa integra as áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, meio ambiente e Finanças.

A etapa de cadastramento foi lançada em evento realizada na Secretaria de Assistência Social onde o prefeito Simão Pedro fez uma explanação sobre o programa para as famílias presentes ao evento.

O Cidadão do Futuro beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e consiste na isenção da taxa de água e de energia elétrica além de uma série de condicionalidades. As famílias beneficiadas serão acompanhadas e inseridas em projetos, programas serviços a ações intersetoriais no âmbito do Programa Cidadão do Futuro.

Além do combate a extrema pobreza o programa irá inserir as famílias nas ações a serem desenvolvidas com o objetivo de desenvolver a autonomia das mesmas e fortalecer os vínculos comunitários.

A seleção será feita de acordo com pontuação definida pelas dimensões de renda, composição familiar e tipo de domicílio.

As famílias beneficiadas deverão obedecer critérios de permanência nas seguintes áreas:

  • Assistência Social – Pescadores artesanais,mulheres chefes de família, indivíduo/família com direitos violados, famílias com idoso e pessoas com deficiência, famílias com cadastros atualizados e beneficiários do Bolsa Família
  • Educação – Permanência de adultos analfabetos no EJA; Participação de crianças nas atividades escolares, Frequência de 85% e Frequência de pais nas reuniões escolares
  • Saúde -Acompanhamento na frequência de consultas, tratamentos, controle de pessoas com doenças crônicas acompanhamento de calendário básico de vacinação; Redução na infestação dos focos de doenças endêmicas no ambiente domiciliar; Diminuição dos casos de violência doméstica; Acompanhamento de Pré-Natal e Puericultura Pediátrica
  • Meio Ambiente – Consumo mensal de até 10m³ de água; Consumo mensal de até 65KW; participação regular na coleta de lixo; Cuidar de uma árvore e participação em eventos e atividades relacionadas ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *