Blog do Marcelo Sá

Saúde do Ceará confirma mais dois casos de variante Delta e recomenda auto-quarentena a todos contactantes

A variante Delta do coronavírus foi confirmada em mais dois cearenses que desembarcaram recentemente no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Desta forma, o Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reforçar a barreira sanitária do Estado, contabiliza seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia. Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho, um deles com escala em Guarulhos.

Na semana passada, outros quatro casos haviam sido identificados. Uma viajante de 22 anos, moradora de Jaguaretama e um residente de Ipueiras, de 20, tiveram confirmação da variante Delta, originária da Índia, divulgada na segunda-feira (2) pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Eles tiveram amostras positivas para Covid-19 após teste rápido realizado no desembarque na capital cearense, pelo Centro de Testagem do Aeroporto, ocasião na qual foram recomendados a cumprir isolamento de 10 a 14 dias.