Blog do Marcelo Sá

Governador sanciona lei que vai permitir geração de 20 mil novos empregos

O governador Camilo Santana sancionou nesta terça-feira (20), durante o bate-papo semanal com a população pelas redes sociais, o projeto de lei que permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores. O Programa Mais Empregos Ceará vai gerar 20 mil novos empregos, e o subsídio será concedido durante seis meses e beneficiará empresas de comércio e serviços, setores que foram muito afetados pela pandemia da Covid-19.

Segundo o governador, a medida é inovadora e tem o propósito de apoiar empresas com atividades de comércio e serviços na retomada da economia no Ceará. “Estamos priorizando com essa ação os setores que mais foram afetados com a pandemia. Setores de comércio e serviços, principalmente bares, restaurantes, eventos, como o comércio em geral. Essa é uma política que nós estamos focando na geração de emprego”, disse Camilo Santana.

No projeto aprovado o Governo afirma que estará atento ao impacto que a medida deve promover em todo o Estado e avalia que certamente será replicado em outras unidades da federação. “Agradeço que tenha sido aprovado de forma célere pela Assembleia. Diante desse atual contexto delicado da saúde e da economia, o maior desafio dos países e dos governos encontra-se na retomada da geração de empregos, dado que a pandemia do Covid-19 só agudizou e deixou mais evidenciada a perspectiva de que precisaremos estar todos juntos para promover o emprego no Brasil e no mundo. Estamos em constante esforço para manter o nosso manter o nível de investimento no Ceará, gerando sempre novas oportunidades aos cearenses”, apontou Camilo.

Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda na retomada da economia, o Programa Mais Empregos Ceará será desenvolvido por meio Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável por coordenar, executar, monitorar e avaliar as ações do programa. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Ceará de Ponta a Ponta

Lancei o pacote de recuperação há menos de 15 dias já conta com vários trechos em obras. Dentre eles estão em obras de recuperação os trechos de Pacatuba-Itaitinga (13 KM); Aracoiaba-Capistrano (14 KM); Serrote-Paracuru-CE 426 (12 KM); Limoeiro do Norte-Palhano-Pedras; Santa Quitéria-Irajá; Iguatu-São José do Quixelô-Solonópolis (37 KM); Iguatu-Sussuarana (16 KM); Lavras da Mangabeira-Maniutaba; Várzea Alegre-Granjeiro (17 KM); Jucás-Canafisto; Farias Brito-Dom Quintino (19 KM); Lavras da Mangabeira-Cariaçu; Jamacaru-Missão Velha; Dom Quintino-Crato (23 KM). Para serem iniciadas a qualquer instante, Ladeira Grande-Ubu (17 KM); Ladeira Grande-Maranguape (18 KM); Capistrano-Caio Prado (22 KM); Jardim até a divisa de PE e entroncamento da CE 390 (22 KM). Muitas estradas já estão em recuperação, mas nem tudo começou, e tem de começar logo, já assinamos a ordem de serviço, vamos proporcionar mais segurança e trafegabilidade para as famílias cearenses”, garantiu Camilo.

Editais

O Governo do Ceará atualmente conta com 11.668 vagas abertas em editais de concursos públicos. Concursos da Funsaúde e Polícia Civil seguem com inscrições abertas, enquanto os certames para Pefoce e Sefaz tiveram suas inscrições encerradas há pouco. “O novo concurso da Polícia Militar será liberado em breve, estamos aguardando o edital, que será lançado nos próximos dias, questão já cobrada ao secretário da SSPDS”, apontou Camilo, que listou ainda as últimas convocações da Seduc e Bombeiros, totalizando quase 12 mil novos servidores em seu governo. “Isso significa gerar oportunidades aos cearenses”, frisou.

Escolas voltam?

“Estamos acertando com o sindicato dos professores a melhor data para o retorno. Fizemos um diagnóstico sobre o ensino fundamental e o impacto da qualidade do aprendizado online durante a pandemia, mas precisamos ainda vacinar a segunda dose. No momento estamos em diálogo e em construção de como poderemos fazer isso acontecer no segundo semestre da forma mais segura possível”, informou o governador.