Blog do Marcelo Sá

Primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa é estendida até o dia 16 de julho

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa do Ceará, que se enceraria no próximo sábado (03), foi estendida até o dia 16 de julho. E a data limite para declarar a vacinação segue até o dia 02 de agosto. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável pela Campanha, ressalta que a prorrogação foi motivada pela falta de vacina nas distribuidoras e, consequentemente, nas revendas, prejudicando os índices vacinais registrados no Ceará.

Em Orós a declaração pode ser feita na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca.

Segundo o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, a situação será normalizada até a próxima sexta-feira (02). “Mais de 400 mil doses chegaram hoje na distribuidora e até sexta-feira estará disponível para as compras por parte das revendas”, explica.

O diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que nesta etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. “O rebanho do Estado do Ceará totalizam 2.731.000, dos quais já foram vacinados, declarados e lançados no sistema 1.880.500 animais, com índices de cobertura vacinal de 61,23% de propriedades e 68,74% de animais”, destaca o diretor.