Blog do Marcelo Sá

Presidente do TSE abre evento de apresentação do sistema eletrônico de votação a parlamentares

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe neste momento, no edifício-sede da Corte, em Brasília, parlamentares da comissão temporária da Câmara dos Deputados que trata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 135/2019 – que discute a implantação do voto impresso –,  para conhecerem detalhadamente o funcionamento do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Falando em nome do Tribunal, Barroso afirmou que o encontro é uma sessão para demonstrar aos integrantes da comissão o trabalho realizado pelo TSE para garantir eleições seguras, transparentes e totalmente auditáveis.  Segundo ele, o objetivo do evento não é mudar a convicção de ninguém: “É apenas uma reunião de transparência para demonstrar que tudo aqui é feito de maneira aberta e fiscalizável”.

Barroso garantiu que, qualquer que seja a decisão do Congresso Nacional sobre o tema, todas as dependências do TSE e os programas de controle das eleições sempre estarão abertos à fiscalização de partidos, parlamentares, técnicos e especialistas.

Participam do evento o presidente da comissão da Câmara, deputado Paulo Eduardo Martins; o relator da PEC nº 135/2019, deputado Filipe Barros; a autora da PEC, deputada Bia Kicis; e os deputados federais Orlando Silva, Aroldo Martins, Fernanda Melchionna, Eduardo Bolsonaro, Arlindo Chinaglia, Lincoln Portela, Caroline de Toni, José Medeiros e Odair Cunha.

Também acompanham o encontro consultores legislativos, assessores parlamentares, especialistas em segurança de dados e voto eletrônico e advogados.