Blog do Marcelo Sá

Uece e Fiocruz fortalecem parceria para desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19

Representantes da UECE(Universidade Estadual do Ceará) e da FIOCRUZ se  reuniram nesta quinta-feira (10/06), com dirigentes da Fiocruz e cientistas da Uece que trabalham no desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19, batizada de 2H120 Defense. O objetivo foi fortalecer a parceria entre Uece e Fiocruz na produção do insumo cearense.

Durante a reunião, os pesquisadores Izabel Florindo Guedes e Ney Almeida apresentaram, com detalhes, todos os passos da pesquisa, que se encontra em processo de aprovação para a fase clínica. A vacina foi testada com sucesso, tendo sido solicitada a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicabilidade de testes com humanos.

Os pesquisadores explicaram que a vacina 2H120 Defense propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *