Blog do Marcelo Sá

Ceará aplica cerca de 3 milhões de vacinas contra a Covid-19; Estado garante reserva técnica para segundas doses

O Ceará já aplicou cerca de 3 milhões de vacinas contra Covid-19 desde o início da campanha de imunização contra a doença, em janeiro deste ano. Ao todo, 4.002.190 doses desembarcaram no Estado, conforme a ferramenta de transparência Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A diferença entre doses recebidas e aplicadas é resultado da reserva técnica – que deve existir para assegurar as segundas doses e suprir eventuais ocorrências que comprometam a disponibilidade dos imunizantes, como já ocorreu uma vez com as vacinas da CoronaVac/Sinovac/Butantan.

A cada remessa aos estados, o Ministério da Saúde (MS) especifica a quantidade destinada como 1ª Dose (D1) e aquela reservada para a 2ª Dose (D2). Os imunizantes AstraZeneca e Pfizer têm o reforço agendado para 12 semanas após D1. O Ceará está entre os estados com maior aplicação proporcional de D1 do Brasil e é o primeiro do Nordeste em taxa de aplicação de D2.

No Vacinômetro, a população tem acesso à quantidade de lotes de vacinas que chegaram ao Estado, além de informações sobre distribuição e aplicação dos insumos. O Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19 também está disponível na plataforma.