Terra treme em Solonópole

O município de Solonópole registrou tremor de terra enste domingo dia 6 de Março. O fenômeno também foi sentido em Jaguaribe. Os relatos dão conta que que o fenômeno ocorreu no final da tarde por volta das 17h30 quando moradores da região ouviram um forte estrondo, o que muitos confundiram com barulho de trovão. Há relato também que após o estrondo a terra tremeu. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra foi registrado em Solonópole , em um profundidade de cerca de 10km e uma magnitude de 3.2.

Segundo o Blog Diário Centro Sul do Diário do Nordeste de janeiro a outubro de 2015, foram registrados dez tremores de terra no Ceará de magnitude entre 2.2 e 3.2 graus na Escala Richter, sentidos pelas pessoas nas áreas atingidas, e mais 30 secundários, muitas vezes não perceptíveis pela população.

A maior incidência naquele período de 2015 foi em Irauçuba e o maior tremor registrado foi de 2.8 graus.
Ceará e Rio Grande do Norte são áreas de maior ocorrência de abalos sísmicos no Nordeste.

Ainda segundo a matéria mais de 40 municípios já registraram tremores de terra no Ceará. O primeiro registro é de 1807, em Pereiro. O maior abalo das regiões Norte e Nordeste ocorreu em Pacajus, em 1980, com 5,2 graus na Escala Ritcher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *