Blog do Marcelo Sá

Vários países retomam aplicação da vacina AstraZeneca; França já teme 3º onda.

Vários países europeus retomaram nesta sexta-feira (19) a aplicação da vacina da vacina de AstraZeneca, enquanto a França voltou a confinar um terço de sua população, e a Alemanha registrou um aumento “exponencial” dos casos de covid-19.

O governo francês anunciou ontem (18) o terceiro confinamento em um ano, mais flexível que os anteriores, para frear a “terceira onda” no país, que se aproxima da marca de 100.000 mortos.

Mais de 20 milhões de franceses permanecerão confinados durante um mês a partir desta sexta-feira. Escolas e estabelecimentos comerciais essenciais (incluindo livrarias) permanecerão abertos.

Os contágios se aceleram na França, que registrou mais de 38.00 casos em 24 horas. A Alemanha registra um aumento “claramente exponencial” dos contágios por coronavírus, vinculado especialmente à variante britânica, afirmou o vice-presidente do instituto de vigilância epidemiológica Robert Koch (RKI), Lars Schaade. As autoridades de saúde temem para as próximas semanas “um número muito elevado de contágios, muitos casos graves e mortes, e hospitais saturados”, explicou.

A Rússia informou ter fechado um acordo com a Índia para a produção de pelo menos 200 milhões de doses da vacina Sputnik V, que já foi autorizada em 52 países. Nos Estados Unidos, o ritmo de vacinação registrou uma aceleração espetacular nas últimas semanas, com a média de 2,4 milhões de doses aplicadas por dia.