O Governo Municipal de Orós vem realizando desde o final de janeiro ações para evitar aglomerações em pontos turísticos e os principais locais de banho e lazer do município. NO momento em que os casos continuam a crescer em todo o estado do Ceará a ação realizada pela Secretaria de Saúde de Orós busca barrar o aumento de casos no município. O trabalho vem sendo realizado numa parceria entre a Vigilância Sanitária, DEMUTRAN, Polícia Militar e Bombeiros Civis de Orós.
O trabalho de fiscalização será intensificado durante o período carnavalesco. Orós tradicionalmente recebe nesta época festiva a visita de um grande número de turistas e por isso a fiscalização será reforçada.
É bom lembrar para turistas e população local, que os espaços de banho como: Açúde, Válvula e Correntezinha estão fechados para o lazer. Além da fiscalização nestas áreas, as chácaras também estão sendo notificadas para que não permitam a realização de festas particulares ou aglomerações. Para reforçar a fiscalização o município também está recebendo reforço da SSPDS.
Também serão montadas barreiras sanitárias nos principais acessos do município para orientar e conscientizar a população e pessoas que trafeguem pelo município neste período.