Blog do Marcelo Sá

Encerra-se neste dia 14 de janeiro prazo para eleitores faltosos no 1º turno justificarem ausência

Diário do NOrdeste

ermina nesta quinta-feira (14) o prazo para eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais justificarem a ausência à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foram submetidas, até o final da última terça (12), 267.965 justificativas, o que representa apenas 24% das 1.112.211 abstenções registradas no dia 15 de novembro.

Já dos 456.324 eleitores que deixaram de votar no segundo turno, em Fortaleza e Caucaia, apenas 11,5% (52.541) justificaram, mas eles ainda têm prazo até o dia 28 de janeiro para fazê-lo e não sofrer sanções. 

Como fazer para justificar? 

O TRE-CE indica duas plataformas para justificativa, ambas pela internet. Com o aplicativo E-título, disponível nas lojas virtuais para celulares, e pelo Sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em ambos os casos, além de informar dados pessoais e alegar o motivo da ausência, o eleitor deverá anexar documentação que comprove a impossibilidade de ter comparecido às urnas.