Blog do Marcelo Sá

Fiéis celebram Imaculada Conceição em Orós

Os fiéis católicos celebram nesta terça-feira(8/12) Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Imaculada Conceição, segundo o dogma católico, é a concepção da Virgem Maria sem mancha(sem mácula) do pecado original.

Em Orós a data tem um significado especial já que a Imaculada Conceição é Padroeira de Palestina e Guassussê. Em Orós também acontece hoje a solenidade da Imaculada Conceição, que tem inicio em Santarém com missa na capela. A partir das 18h00 será realizada missa em frente a igreja matriz, e em seguida carreata para deixar a imagem de Nossa Senhora em sua capelinha. No final da carreata o Padre dará a benção dos veículos e aos motoristas.

A ligação da Imaculada Conceição com seus devotos na região que hoje é o município de Orós remonta à história da vila Conceição do Buraco, que foi submersa pelo açude Orós. Segundo os relatos a Fazenda Buraco, passou a se chamar Conceição do Buraco, após o aparecimento da santa no local. O Rio Jaguaribe passava pela área onde se localizava a vila, e em uma ano de enchente as águas ultrapassaram as margens, alagando a Conceição do Buraco e deixando vários objetos que foram trazidos pelas águas, entre eles uma imagem da santa, fazendo nascer a forte ligação entre os descendentes dos moradores da antiga vila e a Imaculada Conceição.

A festividade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é uma festa tradicional na igreja católica, considerada “festa de guarda”, ocasião em que os católicos devem participar obrigatoriamente como se fosse domingo para um domingo. Festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar na missa, como se fosse um domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *