Blog do Marcelo Sá

Orós tem menor taxa de transmição de covid 19 na 17ª região de saúde

O município de Orós tem a menor taxa de transmissão do novo coronavírus na 17ª região de saúde do Ceará. Além de Orós também compõem a regiãos os municípios de Icó, Cedro, Lavras da Mangabeira, Baixio, Umari e Ipaumirim.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde do estado nesta sexta(4), a taxa de transmissão em Orós é de 1,22, a menor da região.

Com 1240 testes(até 3/7) Orós também é um dos municípios que mais testou. O número de recuperados é o maior da região com 181.

Taxa de transmissão por município:

Baixio – 2,46

Ipaumirim – 2,11

Lavras da Mangabeira – 1,86

Cedro – 1,75

Umari – 1,7

Icó – 1,29

Orós – 1,22

O número, também chamado de Rt, indica para quantas pessoas em média cada infectado com o novo coronavírus transmite o patógeno. A taxa ajuda a medir a força e a propagação da pandemia. O ceará iniciou a reabertura das atividades econômicas quando o índice ficou abaixo de 1.

O coronavírus, por ser uma doença nova, não tem um R fixo: depende de como a população está se protegendo, das medidas de isolamento social, do uso de máscaras, da adoção de medidas sérias de higiene. No começo da epidemia no Brasil, quando não se tomava nenhuma precaução, o R era de 3,5.

Confira os números atualizados neste sábado(4).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *