Blog do Marcelo Sá

Pandemia parece evoluir de forma mais controlada no Brasil.

A pandemia de Coronavírus no Brasil está evoluindo de forma mais controlada do que em países como China, Estados Unidos, Itália e Espanha, por exemplo.  O motivo seria a decisão de tomar medidas de contenção logo no inicio da epidemia. Esta conclusão foi divulgada na quinta nota técnica do grupo de especialistas da PUC-RJ e da Fiocruz, o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), que está acompanhando a evolução da covid-19 no Brasil em comparação a outros países. 

A nova nota, divulgada nesta quarta-feira, informa que entre os dias 21 e 22 de março os casos confirmados no Brasil ultrapassaram a predição pessimista, indicando um rápido crescimento da epidemia em relação aos demais países. Contudo, nos dois dias subsequentes, os casos confirmados estiveram entre o cenário mediano e o cenário pessimista, o que demonstrou uma tendência de diminuição do crescimento. Essa tendência foi confirmada entre os dias 24 e 30, quando os valores realizados estiveram entre o cenário otimista e o cenário mediano.

É importante destacar que as projeções que vem sendo feitas no Brasil e a análise dos números está sendo feito a partir das notificações oficiais que vem sendo divulgadas pelos órgãos oficiais dos estados e do Ministério da Saúde. Porém os laboratórios tem registrado algum atraso na divulgação dos exames. Soma-se a isto a possibilidade de subnotificações de casos mascararem e a real dimensão do problema ainda estaria longe de se mostrar claramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *