ORÓS REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Foi realizada neste dia 29 de março, sexta-feira a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde – saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a 8ª Conferencia Municipal, avaliou e debateu os eixos de discussão que serão aprofundados na conferência estadual e na conferência nacional de saúde.

A Conferência busca traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país, com os temas propostos sendo avaliados primeiro a nível municipal, depois estadual até chegar a conferência que irá ser realizada em Brasília.  O evento contou com a participação da sociedade civil e do poder público, reunindo conselheiros municipais de saúde, representantes de movimentos sociais, entidades, usuários e profissionais da área de saúde.

O evento contou com a apresentação da Dra. Luciana Barreto, Coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, que engloba os município de Orós, Icó, Cedro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio e Ipaumirim, mostrando os avanços e desafios que o SUS tem apresentado, como forma de subsidiar os debates da conferência a partir dos eixos: Saúde como direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS.


Foto: Anderson Oliveira

O prefeito Simão Pedro falou na abertura do evento sobre a importância da conferência e destacou os resultados que vem sendo obtidos na área de saúde no município de Orós, que segundo estudo do Conselho Federal de Medicina, é o município que apresenta o maior investimento per capta da região Centro-Sul na área da saúde.


Foto: Anderson Oliveira

A 8ª Conferência Municipal de Saúde têm o objetivo de analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbitos municipal, regional, estadual e federal, além de apresentar um relatório final com as propostas debatidas e aprovadas foram eleitos, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão da Etapa Estadual. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *