Segurança hídrica: Águas do São Francisco serão bombeadas para o Ceará em maio


O governador Camilo Santana recebeu na manhã desta sexta-feira (15) o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Em reunião no Palácio da Abolição o ministro anunciou que as águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco começam a ser bombeadas para o Ceará em maio próximo.

Canuto informou ter havido um problema estrutural em um trecho da obra, próximo ao reservatório de Negreiros, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, se tudo correr de acordo com o previsto, sem novos problemas em reservatórios e canais, a água deve chegar a Jati, no Ceará, no segundo semestre deste ano.

Na ocasião, ele formalizou o convite ao governador para o Estado do Ceará fazer parte da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Advocacia Geral da União, para definir o contrato de funcionamento do Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Durante a reunião, Camilo Santana assegurou ao Ministério total apoio do Governo do Ceará nesse processo para que seja garantida a operação. O governador também falou do esforço por parte do Estado ao longo dos últimos quatro anos, com ações emergenciais, buscando alternativas para garantir que haja abastecimento da população.

Camilo afirmou que o Governo do Ceará vai continuar tomando todas as medidas e providências necessárias para garantir que haja abastecimento em todos os municípios até a chegada das águas do Rio São Francisco.

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos municípios cearenses de Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro. Também passa por Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba.

Cinturão das Águas (CAC)

O Cinturão de Águas do Ceará (CAC) é uma estratégia de abastecimento de comunidades, a partir do aproveitamento da água que chegará ao Ceará por meio do PISF.

Sobre o CAC, o governador Camilo Santana informou que o primeiro trecho, com cerca de 53 quilômetros, está pronto. É o trecho que vai pegar água do Jati e percorrer até o Riacho Seco, em Missão Velha. A partir de lá a água segue pelo leito do rio até o Castanhão.

Além da transposição das águas do Rio São Francisco, o governador também tratou com o ministro sobre outros assuntos de infraestrutura hídrica, saneamento e habitação, principalmente obras do Programa Minha Casa Minha Vida que estão em andamento no Ceará.

 Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *