Novas conselheiras tutelares tomam posse em Orós

Novos conselheiros foram empossados para mandato de 4 anos. Eleição aconteceu dia 4 Outubro.

Foi realizada na manhã desta terça-feira(12/01) a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares eleitos em Outubro do ano passado para mandato de 4 anos(2016-2020) a frente do Conselho Tutelar.  A eleição aconteceu no dia 4 de Outubro de 2015 quando 90% dos municípios brasileiros realizaram o pleito.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o país tem cerca de 30 mil conselheiros tutelares, responsáveis por defender crianças e adolescentes com direitos violados. No exercício das atividades, atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e na fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.

Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. O Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Alguns municípios têm mais de um, e seis não têm conselhos instalados.

A cerimônia aconteceu no auditório de eventos da Secretaria de Assistência Social do município, onde os novos conselheiros e suplentes receberam seus certificados e portarias. Em Orós as conselheiras eleitas foram: Natália Pedro da Silva, Alrenir de Souza Rodrigues, Francisca Alves Amorim, Rute Lopes Martins e Maria Aladia Pinto.

Conselheiras tutelares tomando posse
Da esq. para direita: Aladia, Alrenir, Francisca, Tereza Cristina, Rute e Natália

 

Na cerimônia os suplentes de conselheiros também receberam o diploma de conselheiro e as portarias. Além das 5 titulares o conselho terá 10 suplentes, eleitos de acordo com a votação das eleições unificadas para conselheiro tutelar, que são: Ivoneide Amorim de Oliveira, Maria Helena Augusto, Danilo Araújo, Jander de Araújo, Debora Rodrigues, Márcia Mariz, Francisca Ivanóbia, Francisco Macelo, Maria Eridan e Orleana Bruna.

conselheiros e convidados

A cerimônia contou com a presença do Promotor Dr. Marcos Barbosa, representando o Ministério Público, a secretária de Assistência Social ex-prefeita Tereza Cristina, Vereador Edimundo Muniz(representando a câmara de vereadores), Socorro Costa(Presidente do COMDICA), Dr Humberto Junior(Procurador do município), além de representantes das  ONG´S, entidades representativas e  das secretarias do Governo Municipal. Entre as entidades representadas estavam: Fundação Raimundo Fagner, Associação Bom Filho, Centro Social de Orós, APAE, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orós, Projeto Craques do Futuro, etc.

Mesa posse conelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *