Croácia vence Inglaterra e chega pela primeira vez a final da copa

A Croácia venceu a Inglaterra na tarde desta quarta-feira(11/7) na semi-final da Copa da Rússia e irá enfrentar a França na grande final.

A equipe Croata saiu perdendo mas empatou nos segundo tempo levando a partida para a prorrogação. Foi a terceira prorrogação da equipe nesta copa, e diferentes das anteriores(contra Dinamarca e Rússia) a classificação não veio nas penalidades.

A melhor colocação da seleção croata havia sido o 3º lugar na copa de 1998, na sua primeira participação em mundiais.

Nas quatro copas seguintes(2002, 2006, 2010 e 2014) conseguiu participar de 3, sendo eliminada na primeira fase.

A vitória de hoje coloca a Croácia como protagonista na história das copas, numa final que pareceria improvável antes do mundial da Rússia.

Vale lembrar que a equipe conseguiu a classificação para a copa na repescagem após ficar em 2º no grupo que Turquia, Ucrania, Kosovo, Finlandia e Islandia, a primeira colocada no grupo e que não foi longe na copa.

A Croácia nos amistosos preparatórios par a copa enfrentou o Brasil, sendo derrotada. Claro que naquele momento era a favorita contra uma equipe que não havia sequer passado da fase de grupo nas últimas participações em copas. Por ironia do destino o Brasil voltou mais cedo e a equipe croata agora é semi finalista.

A equipe também caiu num dos grupos mais difíceis na primeira fase, coma Argentina, Nigéria e a Islandia(1ª colocada em seu grupo nas eliminatórias), só que dessa vez a Croácia ficou a frente e a Islandia eliminada na primeira fase da copa.

Como se já não bastasse a classificação á copa na repescagem e o primeiro lugar no grupo da “morte”, a equipe ainda enfrentou 03(três) prorrogações e duas decisões por penalidades até chegar a final no próximo domingo. Uma final improvável, inédita e imperdível.

Marcelo Sá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *