Governo estadual certifica unidades de saúde de Orós

O governador Camilo Santana participou, nesta quarta-feira (13), da abertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará. Reunindo mais de cinco mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde, o encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (15), e traz como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos.

A abertura do evento foi marcada pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. O governador entregou cada selo aos representantes da UBS´s e parabenizou os esforços dos agentes comunitários.

Orós se destaca com todas as unidades certificadas

O município de Orós se destacou ao ter as suas 09(nove) unidades básicas de saúde certificadas, um feito conquistado por poucos municípios.

O prefeito Simão Pedro destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais de saúde: “Parabenizo a todos os profissionais da saúde do município de Orós. É muito gratificante receber ess selo, que mostra o trabalho de toda a equipe e a nossa preocupação com o bem estar da população oroense investindo na área de saúde

Reconhecimento de qualidade

Lançado pela Sesa no início de 2016, o Selo Bronze faz parte do QualificaAPSUS Ceará. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018 aquelas unidades de saúde que alcançaram os itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Em 2018, foi lançado o 1º Chamamento Público para Avaliação do Selo Bronze de Qualidade, no qual se inscreveram 207 Equipes de Saúde da Família, vinculadas a 170 Unidades Básicas de Saúde, em 99 municípios cearenses.

Segundo a Sesa, a certificação das Unidades Básicas de Saúde atesta o processo de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios, possibilitando seu reconhecimento social perante o Estado, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade da Atenção Primária, que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *