AL reúne especialistas em Seminário Internacional sobre Segurança Pública

O Seminário Internacional sobre Segurança Pública reuniu acadêmicos, secretários, deputados e membros da sociedade civil, na noite desta terça-feira (05/06), para a conferência de abertura  com o tema “Pacto federativo e a segurança pública no Brasil”, realizada pelo ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. O evento aconteceu no auditório João Frederico Ferreira Gomes da Assembleia Legislativa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ressaltou que o evento tem como objetivo reunir professores e palestrantes de vários países e estados brasileiros a fim de que, a partir dos debates, possam surgir novas ideias e soluções para a questão da segurança pública. “Tudo está sendo gravado e vai ser entregue tanto ao Congresso Nacional, como à presidência da República, como a governadores e secretários de Justiça de todos estados brasileiros. É um esforço que a Assembleia está fazendo para que a gente possa começar a dar início à solução desse grande desafio – no Brasil e no Ceará – da segurança pública”, frisou.

Na avaliação do secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, André Costa, a união de pesquisadores das mais diversas universidades com profissionais da segurança – policiais, bombeiros e peritos – promove importantes ganhos para ambos os lados. “A gente sempre tem procurado essa proximidade com a academia, e participar mais do debate do mundo acadêmico. O policial está lá, participando do debate, com artigos científicos, para que a gente possa, juntos, ouvindo a todos, encontrar soluções para nossos grandes desafios”, afirmou.

Segundo o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, o seminário é fundamental por estimular o “raciocínio” sobre a segurança pública, a fim de que se pense em ações preventivas para essa questão. “Como qualquer outra coisa que fazemos na vida, a segurança tem uma técnica, e essa técnica é a melhor forma de se resolver esse problema. Essa melhor forma não é esperando e depois correndo atrás, é prevenindo para que o crime não aconteça e a gente não precise correr atrás”, pontuou.

Para o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, o seminário é uma iniciativa extremamente louvável, uma vez que trata das questões relativas à segurança pública de maneira não superficial. “Ele aborda de uma maneira muito feliz e muito ampla todos os aspectos da segurança, que é um tema tão desafiador nos dias de hoje. Vai desde questões sociais e que contribuem para a violência, chegando ao ponto também de ver como, por exemplo, a inteligência artificial pode contribuir para o combate à violência e melhorar nosso sistema de inteligência”, avaliou.

Também participaram da conferência o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Francisco Gleydson Pontes; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Cristiano Barbosa Sampaio; o presidente do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do  Nordeste, deputado Themístocles Filho (MDB-PI); o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Agripino Maia; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; a secretária de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Socorro França; o secretário geral da Polícia Civil de Minas Gerais, João Otacílio Silva Neto; o procurador-geral da Justiça, Plácido Rios; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Carlos Pontes Lima; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando dos Santos Soares; e o vice-reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Henrique Sá.

A programação do Seminário Internacional sobre Segurança Pública segue até sexta-feira (08/06) no Anexo II da Assembleia Legislativa. As mesas, fóruns e conferências acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite, reunindo especialistas, profissionais de diversas áreas, pesquisadores e sociedade civil em um diálogo pelo direito à vida, à liberdade e à paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *