Aumentam as chuvas no Ceará

As chuvas aumentaram no estado no Ceará neste final de Março. Após um período de vários dias sem chuvas muito significativas, as chuvas voltaram neste finalzinho de mês renovando as esperanças de um bom inverno. O que causou a diminuição da intensidade das chuvas segundo o meteorologista Raul Fritz, supervisor da unidade de tempo e clima da FUNCEMED, foi a pouca atividade da Zona de Convergência Intertropical que resultou em chuvas isoladas e escassas caracterizando um veranico que trouxe apreensão.

A tendência para os próximos dias e inicio de Abril é de mais chuvas com a aproximação da ZCIT(Zona de Convergência Interpropical) e com isso espera-se uma melhora na intensidade das chuvas.

No período compreendido entre as 7h00 do dia 22/3 e às 7h00 deste dia 23/3, choveu em 94 municípios cearenses com a maior precipitação sendo registrada em Missão Velha no posto pluviométrico de Gameleiro de São Sebastião registrando 106.mm.

A previsão para este sexta-feira(23/3) é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. No Sábado(24/3) a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões durante o dia e para domingo(25/3) nebulosidade variável ao longo do dia com possibilidade de chuva no noroeste, na faixa oeste e no centro-sul do Ceará. Nas demais regiões céu parcialmente nublado.

A imagem abaixo mostra  a imagem do satélite GOES-16, canal Infravermelho, das 15h30min local, há nuvens sobre o Ceará(CE), principalmente no sul, associadas a um VCAN cujo centro está a leste do Nordeste(NE) brasileiro, sobre o oceano Atlântico.

FUNCEME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *