Orós festeja 60 anos de emancipação política

O município de Orós, carinhosamente chamado de Oásis do Sertão devido ao Açude Orós, viveu dias de muita festa em comemoração aos 60 anos de emancipação política. Uma história que começou em setembro de 1957 quando era distrito de Icó e desmembrou-se, se elevando a categoria de município.

A programação de comemoração a data foi bem variada incluindo várias atividades esportivas, culturais, cívicas e administrativas durante todo o mês de agosto até a data de aniversário, dia 1º de setembro.

As festividades começaram no início de agosto com os tradicionais Jogos do Município que envolveu atletas e equipes em várias modalidades esportivas. Além da programação esportiva as festividades contaram com o Cultura na Praça, mostra competitiva de música e dança envolvendo os talentos locais além de feira de artesanato que durante duas noites expôs o trabalho dos artesão oroenses.

O Prêmio PETECA(Programa de Erradicação do trabalho Infantil) que tem como objetivo trabalhar a conscientização da sociedade sobre a importância de combater as situações de exploração do trabalho infantil também fez parte da programação. No período também foi realizado audiência do orçamento participativo e PPA(Plano Plurianual) para que a comunidade pudesse participar do planejamento do orçamento municipal e de ações futuras do Governo Municipal.

GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA VÁRIAS OBRAS

Nos dias que antecederam o aniversário do município a programação incluiu também várias inaugurações. No dia 30 de agosto foi inaugurada a ampliação da unidade básica de saúde da Vila Caatinga. A unidade ganhou uma grande ampliação e atenderá a população de toda região.

No mesmo dia o Governo Municipal inaugurou uma nova UBS no distrito de Guassussê. A Unidade Modelo teve um investimento de mais de meio milhão de reais e oferecerá um maior número de serviços. A Construção desta nova UBS foi pensada projetando para um futuro breve a ampliação no número de serviços.

Já no dia 31 de Agosto foi a vez da sede do município ganhar também uma UBS modelo que foi construída no Mutirão Bom Jesus e irá atender a população da região, sendo que a unidade básica de saúde que atendia até então a população do mutirão continuará a funcionar agora com um número menor de pessoas visto que as famílias do bairro Mutirão serão atendidas na nova unidade. Na ocasião o prefeito Simão Pedro também entregou 5 novas motos e 2 carros para uso da secretaria municipal de educação.

Também na tarde do dia 31 de Agosto foi inaugurado o novo Posto do Detran, funcionando na Praça Anastácio Maia. O posto funcionava anteriormente no terreno onde está sendo construída a nova praça que foi demolido para a construção da praça de alimentação. O novo posto do Detran foi batizado no nome de Zé Valdo, que durante muitos anos trabalhou na área em nosso município.

DUAS NOITES DE FESTA MARCAM OS 60 ANOS DE ORÓS

A programação de comemoração dos 60 anos de Orós também teve duas noites de muita festa na Avenida Fares Lopes reunindo mais de 20.000 pessoas em duas noites ao som de muito forró e música sertaneja. Na quinta-feira dia 31 as atrações foram Iohhanes, Solteirões do Forró e Forró de Alerta e Cristian Baião. A dupla Luis Marcelo & Gabriel abriu os shoes na sexta, 1º de Setembro, e logo em seguida o grande público presente na arena montada para a festa cantou, vibrou e se emocionou ao som dos sucessos de Xandy & Aviões do Forró. Fechando a noite Nêgo Rico e Forró do Movimento se apresentaram até o raiar do sol.

INAUGURAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE SANTARÉM

No dia 1º de setembro Orós também recebeu a visita do Governador Camilo Santana que ao lado do prefeito Simão Pedro inaugurou a obra de abastecimento no Distrito de Santarém(Santarém I e II). A obra, construída com recursos do programa Água Para Todos era uma antigo sonho da população da região e teve vários problemas por conta do contingenciamento imposto pelo governo federal, além de mudanças no projeto original. Os trechos Fechado e Caldeirão estão adiantados e em breve devem ser concluídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *