Mesmo com chuva, agências da Caixa lotam para saque do FGTS no Ceará

G1

Debaixo de chuva, clientes formaram longas filas em uma das agências da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Coronel Francisco Pereira, no Bairro Messejana, em Fortaleza,  antes da abertura do banco para sacar o FGTS de contas inativas. O cronograma de saques começou nesta sexta-feira (10) para os 4,8 milhões de beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. A agência do Bairro Parangaba também registra filas que começaram a se formar bem antes da abertura da unidade.

As agências abriram duas horas mais cedo na cidade, às 8h, mesmo assim, clientes chegaram antes mesmo das 5 horas. Perto da abertura da agência, cerca de 200 pessoas já estavam à espera de entrar na agência.

Medo de assaltos
O auxiliar de produção Fábio Rodrigues chegou cedo, verificou o saldo, mas não retirou. Ele conta que devido ao risco de assaltos ele prefere deixar o dinheiro guardado. “Eu fiquei muito satisfeito, muito feliz mesmo. Era um dinheiro que eu não estava esperando. Vi o saldo e estou agradecido. Esse dinheiro chegou na hora certa, pois pretendo comprar uma coisa que há anos eu queria. Não vou retirar hoje, por causa dos assaltos. Vou esperar mais um pouquinho e deixar ele na conta”, disse.

Problema na documentação
Já outras não tiveram a mesma sorte. Foi o caso do pedreiro José Antônio de 65 anos. Ele chegou cedo mas sua documentação apresentou problemas. O pedreiro explica que no seu RG demostra que ele nasceu no ano de 1958, quando na verdade ele é de 1952. E para complicar, a data de nascimento dele na Carteira de Trabalho também está errada. “Infelizmente não consegui verificar nada. Saldo e quando poderei retirar. Eu conversei com uma moça que me orientou em fazer nova identidade. Mas vou verificar com outra pessoa aqui da agência”, explicou.

Segundo a administração da agência, para quem já possui conta poupança ou corrente na Caixa Econômica Federal, demora cerca de dez minutos para ver e sacar o benefício. Para as pessoas que não têm conta no banco, é obrigado pegar uma fila, o que gera uma pequena demora. Ainda segundo a administração, de cada 10 clientes atendidos, três não têm direito ao benefício.

A previsão é de que os saques dos beneficiários nascidos nesses dois meses totalizem R$ 6,96 bilhões, equivalentes a 15,9% do total disponível, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Para atender a população interessada no FGTS, a Caixa vai abrir todas as agências com duas horas de antecedência também na segunda (13) e na terça-feira (13). Nesse período serão atendidos apenas os casos relacionados às contas inativas.

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa nesta sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar utilizando o Cartão do Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa.

O mês de março corresponde a 16% de todos os trabalhadores com direito a sacar o dinheiro. O mês de abril tem a maior proporção: 26%. Já o mês de julho tem a menor proporção: 8%. Maio e junho correspondem a 25% dos saques cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *