Quadra invernosa começou com boas chuvas no Ceará

Começou neste dia 1º de Fevereiro oficialmente a quadra invernosa, período sempre aguardado com muita expectativa por ser a época em que caem as maiores precipitações no solo cearense.

Neste ano a expectativa é de que tenhamos melhores chuvas e conseqüentemente uma melhora na capacidade hídrica em todo o estado, afinal depois de 5 anos consecutivos de estiagem o estado do Ceará se encontra hoje em situação crítica com apenas 6,2% de sua capacidade.

No primeiro dia da quadra invernosa(1/2) a FUNCEME registrou chuvas em 94 municípios. Já neste dia 2(quinta-feira) as chuvas atingiram 52 municípios. Já a pré-estação chuvosa teve precipitações 21,6% abaixo da média.

Apesar de ter chovido bem no primeiro dia de quadra invernosa as chuvas devem cair com mais intensidade a partir das segunda quinzena de Fevereiro, sob efeito da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal indutor de chuvas no Ceará e que está neste momento no oceano atlântico e se aproximando do litoral cearense.

A FUNCEME divulgou em janeiro o prognóstico para os meses de Fevereiro, Março e Abril com com a maior probabilidade das chuvas serem na média histórica(30% de possibilidades de as precipitações serem abaixo da média; 40% dentro da média e 30% de chover acima da média).

Apesar da previsão ser ligeiramente melhor que nos anos anteriores o que já traz um alento, o cenário inspira cuidados e medidas de combate a sêca irão continuar.  A FUNCEME divulgou que há 55% de probabilidade de não haver escoamento significativo para os grandes reservatórios como o Orós e o Castanhão, que vem socorrendo Fortaleza e região metropolitana. Neste cenário de cuidados há ainda o temos que que o El Niño volte a influenciar o clima na região em 2018 e tenhamos mais um período de sêca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *