Abalo sísmico de 3.0 graus é sentido em Orós.

A população de Orós foi surpreendida no final da tarde desta segunda-feira(24/10) com um evento sísmico. Eram por volta das 17h52 quando o abalo sísmico foi sentido por diversas pessoas na sede e também na zona rural.  Dada a intensidade logo a população se deu conta de que seria um tremor de terra e rapidamente a notícia se espalhou, surgindo relatos de moradores de diversas localidades como Carnaubinha, Guassussê, Palestina, etc. De imediato as redes sociais foram inundadas com informações de pessoas dando conta do fato e surgiram logo notícias de que o fenômeno teria sido sentido também em municípios vizinhos como Iguatú, Quixelô e Solonópole.

Em contato com o sismólogo Eduardo Menezes do Laboratório de Sismologia da UFRN obtivemos a informação de que uma leitura preliminar apontava que o abalo sísmico seria de 2.7 graus na Escala Ricther, podendo chegar a 3.0. Pouco depois das 20h30 em novo contato com o técnico da UFRN recebemos a informação de que o epicentro poderia ser na localidade de José de Alencar – Iguatú.

area-do-epicentro-800_445
área mais escura indica a região possível do epicentro

Já na manhã desta terça-feira em nova conversa com o sismólogo nos foi confirmada a informação de que o epicentro seria entre Orós e Iguatú, próximo a José de Alencar. Segundo o sismólogo o epicentro fica em José de Alencar, que seria a área mais próxima do evento. Pra nossa região seria um evento de  pequeno a moderado.

Os dados foram coletados nas estações de Pau dos Ferros e Riachuelo que coletam as informações em tempo real.

Em informação concedida a Orós FM Francisco Brandão da Defesa Civil informou sobre a realização de um estudo macrosísmico onde constatou-se que o evento foi sentido em Orós, Iguatú e Icó, senod percebido com maior intensidade na divisa entre os municípios de Orós e Iguatú. Confira na foto abaixo, do laboratório de Sismologia da UFRN a localização epicentral. A estrela indica o epicentro em Orós e Iguatú, e mais a direita o local da estação que captou o tremor.

epicentro-ufrn
Localização Epicentral – Dados da UFRN

Confira na imagem abaixo o registro da atividade sismia captada na Estação de Pau dos Ferros.

registro-sismo-em-oros-e-regiao

Apesar do evento não gerar preocupações, visto que tremores de terra como este, e nesta magnitude, não representam risco a população o Gerente do Núcleo de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC Ceará, Francisco Brandão, informou que estará em Orós nos próximos dias para falar sobre o assunto esclarecendo dúvidas da população.

Marcelo Sá para TV Orós e Orós FM
Com informações do Sismólogo Eduardo Menezes(Labsis UFRN) e do Coordenador do Núcleo de Sismologia da Defesa Civil do Ceará Francisco Brandão.
PARA RECEBER NOTÍCIAS DO SITE TV ORÓS  VIA WHATSAPP ENVIE UMA MENSAGEM PARA (88) 9 9605-0674 COM O TEXTO “TV ORÓS” E RECEBA AS NOVIDADES EM SEU WHATSAPP. SE VOCÊ JÁ ENVIOU A MENSAGEM, JÁ ESTÁ CADASTRADO EM NOSSA LISTA. ACREDITAMOS E DEFENDEMOS AS BOAS PRÁTICAS ANTI-SPAM E CASO ALGUÉM QUEIRA CANCELAR O RECEBIMENTO DAS MENSAGEM ENVIE PARA O MESMO NÚMERO UMA MENSAGEM COM O TEXTO “CANCELAR”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *