Deputado Domingos Neto defende Vaquejada.

O Deputado Federal Domingos Neto defendeu a regulamentação da vaquejada na tarde desta quarta(19/10) na Câmara dos Deputados em Brasília.  O assunto foi debatido ontem em reunião da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania, da qual o deputado cearense faz parte.  A reunião discutiu a realização de seminário sobre que discutirá a senciência animal, que é a capacidade de animais sentirem dor, prazer, emoções, etc. Domingos Neto defendeu a inclusão no debate da regulamentação da vaquejada e de outros esportes que contam com animais como Hipismo, Corrida de cavalos, Rodeio, etc.

A reunião da comissão debatia requerimento para autorização de Realização de Seminário, para debater e instruir o PL 6799/2013 que acrescenta parágrafo único ao artigo 82 do Código Civil para dispor sobre a natureza jurídica dos animais domésticos e silvestres, e dá outras providências.

O Deputado Domingos Neto pediu a inclusão da vaquejada nas discussões do seminário, demonstrando a preocupação com a decisão do STF que recentemente julgou inconstitucional lei Cearense que regulamentava a vaquejada.

O Deputado requereu que o assunto pudesse ser aprofundado, lembrando da importância econômica e cultural da vaquejada,  defendendo um consenso em torno do tema, regulamentando o que é histórico e cultural e esportivo, respeitando as tradições e admitindo-se uma regulamentação que proteja a saúde animal, lembrando também outros esportes como Hipismo, Rodeio, etc.

Os deputados presentes entraram em entendimento para aprofundar a temática durante o seminário incluindo os nomes e entidades sugeridos pelo deputado Domingos Neto. O Deputado também lembrou que na próxima semana milhares de vaqueiros chegarão a Brasília para manifestar-se sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *