Semana decisiva de articulações para a eleição de 2016

Esta será uma semana decisiva para o fechamento das articulações com vistas as eleições municipais de 2016. Com o encerramento do prazo oficial estabelecido em 5 de agosto, os partidos vão realizar convenções ao longo da semana, nos pequenos municípios e reservar o final de semana para os municípios polo. Nos dez maiores municípios do Ceará – Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Iguatu, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Quixadá e Crato, as convenções dos principais candidatos devem ocorrer no final de semana. Em alguns, o quadro ainda é de indefinição de quem serão todos os candidatos a prefeito, como são os casos do Crato, Sobral e Juazeiro do Norte.

De acordo com calendário do TSE, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer até 5 de agosto.

Em Fortaleza, as principais candidaturas estão lançadas, com convenções marcadas para o próximo final de semana, entretanto, a definição dos vices ainda não foi concretizada.

O PT realiza sua convenção dia 31, para homologar o nome da deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins como mais uma vez candidata a Prefeitura de Fortaleza, mas ainda não fechou o nome do candidato a vice prefeito. Com a perspectiva de sair só, o PT procura um nome para vice entre seus próprios quadros.

Também a candidatura do deputado Capitão Wagner deverá ser homologada em convenção marcada para o dia 31, juntamente com os partidos aliados. O nome do vice deverá ser anunciado no decorrer da semana, pelo PMDB, que reivindicou a vaga para fechar a aliança. O atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudência Lucena, indicado em 2012 pelo PMDB, rompeu a aliança com Roberto Cláudio nas eleições de 2014 e é novamente o nome mais cotado para compor a chapa com o candidato de oposição, deputado Capitão Wagner. Caso se confirme a candidatura de Gaudêncio, seria um caso inusitado de reeleição de vice, em duas chapas diferentes. Outro nome cotado para vice seria o da ex-deputada Eliane Novais (PMDB), indicada em abaixo assinado de candidatos a vereador pela coligação, encaminhado à direção municipal do PR.

A convenção do PSB, partido que lançou o deputado Heitor Ferrer como candidato a prefeito também fará a convenção no dia 31. Mas, ao contrário dos outros, o nome do vice foi anunciado há cerca de duas semanas. O PSB fechou uma aliança com a Rede de Sustentabilidade que indicou o advogado Dimas Oliveira como vice. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira e a ex-senadora Marina, da Rede Sustentabilidade, poderão participar da convenção, segundo afirmou o deputado federal Danilo Forte, presidente estadual do PSB.

Apenas o prefeito Roberto Cláudio não realizará convenção no final de semana. A data da convenção que homologará o nome do prefeito está marcada para o dia 4 de agosto, véspera do prazo final definido pelo calendário do TSE. O nome que deverá compor a vice está totalmente indefinido. Com o maior número de partidos na aliança, o prefeito tem que ter muito tato e dialogar muito, antes de definir o nome do seu companheiro de chapa para não repetir os problemas de 2014, quando o Gaudêncio Lucena rompeu a aliança, ao mesmo tempo que precisa acomodar os interesses dos muitos partidos pequenos que deverão integrar a coligação, que poderá ser a maior, este ano, embora tenha perdido muitos dos partidos que o apoiaram em 2012.

Estão ainda previstas para o final da semana as convenções do PSOL, que deverá lançar o vereador João Alfredo como candidato a prefeito, do PRB, que lançará o deputado Ronaldo Martins e do PHS, que lançará o deputado estadual Tin Gomes. O PSTU já realizou sua convenção, homologando o nome do sindicalista Francisco Gonzaga.

(Fonte Ceará 247)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *