CAGECE adia de novo plano de racionamento em Fortaleza

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) adiou, pela segunda vez, o anúncio do plano de racionamento de água para Fortaleza e Região Metropolitana. O evento, que aconteceria nesta sexta-feira (15), foi cancelado pela concessionária na noite de ontem.

O adiamento de ontem não foi explicado pelo órgão e uma nova data para o anúncio também não foi divulgada. Mesmo assim, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, tem planos de iniciar o racionamento no próximo mês. O objetivo da Cagece é reduzir o consumo em 20% na Capital.  Fortaleza será dividida em duas e a cada dia uma dessas partes vai sofrer com baixa vazão na rede.

O Plano de Contingência é um instrumento de planejamento para o abastecimento de água tratada, diante da necessidade de redução de 20% da água ofertada.

A Cagece orienta que a população deve continuar atenta às medidas de economia, usando água de acordo com a necessidade, sem desperdício.

O Ceará continua com um quadro hídrico crítico.  O Castanhão, responsável pelo abastecimento da grande Fortaleza, está com   8,17% de sua capacidade total com 547,390,000 m3 e o Orós que fará aporte no Castanhão está com 33,02% de sua capacidade com 640,500,000 m³

Ainda neste mês de Julho será realizada reunião com os comitês das bacias hidrográficas onde será decidida a vazão do açude Orós para os próximos meses como forma de garantir o abastecimento em outras regiões.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *