Obras da transposição poderão ser concluídas em Dezembro

O Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, esteve visitando no último dia 10 de Junho as obras de transposição do Rio São Francisco e vistoriou o eixo norte. Já que faltam 14% para a conclusão do projeto. O ministro afirmou que as obras devem ser concluídas em Dezembro e que até o 1º trimestre de 2017 as águas do São Francisco devem ocupar toda a extensão dos canais da transposição. O ministro foi recebido pelo Governador do estado Camilo Santana que também tratou com o ministro da possibilidade deliberação de recursos que seriam utilizados nas obras do Cinturão das Águas, outra importante obra hídrica que beneficiará o estado do Ceará.

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós, hoje a principal reserva hídrica do nosso estado.

No inicio de Maio o governo do estado anunciou uma verba de 619 milhões de reais garantidos pelo Governo Federal dias antes do afastamento da presidente Dilma Roussef. Este valor asseguraria o avanço das obras do Cinturão das Águas a tempo de agilizar o recebimento das águas da transposição para garantir água para o Castanhão antes da próxima quadra invernosa.  Vale lembrar que no trecho 1 do CAC o açúde Orós receberá água através do Rio Cariús.

A conclusão das obras é esperada com muita espectativa e pode chegar num momento em que o estado do Ceará passa por uma série crise hídrica.

As obras de transposição começaram em 2008, e estão com 86% concluídas. O orçamento inicial era de 4,5 bilhões e depois subiu para 8 bilhões e 200 milhões. Até agora já foram investidos pelo Ministério da Integração Nacional, 7 bilhões e 900 milhões de reais.